sábado, 2 de fevereiro de 2013

7 coisas que nunca deve fazer à sua pele


A pele é o nosso cartão-de-visita, e ter uma pele bonita pode ser alcançado apenas com mudanças simples no estilo de vida. Se pretende ter uma pele bonita, jovem, elástica, sem rugas e com bom aspeto durante muito tempo, então não deve:

1. Fumar
Quer mais um motivo para deixar de fumar? A sua beleza. Quando fuma, diminui a capacidade da pele obter o oxigénio que necessita. Sem o oxigénio necessário, as células da pele não se conseguem renovar. Isto acelera o processo de envelhecimento, fazendo surgir as rugas indesejadas. O fumar não só provoca as rugas exageradas na face e à volta da boca, mas também a sua pele fica baça e com um aspeto menos bom.

2. Fazer solário

Não deve fazer solário e quase nada mais há a dizer sobre isto. Todos os jovens pacientes com melanoma são-no em grande maioria devido à exposição ao solário. Dez minutos num solário é o equivalente a um dia inteiro ao sol sem proteção. Por isso, em vez de cozinhar a sua cor, aplique a cor, com auto bronzeador ou jet bronze.

3. Estar ao sol sem proteção

O sol que apanhamos enquanto andamos na rua, conduzirmos,... vai acumulando ao longo dos anos. Diariamente deve aplicar um protetor solar ou creme com proteção solar SPF 15. E se pretende estar mais exposta ao sol deve usar pelo mesmo um SPF 30 e reaplicar a cada 2 horas. E não se iluda se pensa que as suas roupas lhe dão proteção, as nossas roupas apenas nos dão uma proteção SPF 4! Proteger a pele da exposição solar diária não só previne o envelhecimento como as manchas castanhas e as rugas, mas também do cancro de pele. Proteja os seus olhos com óculos de sol com filtros UVA e UVB – o sol pode provocar cataratas, cegueira e melanoma.

4. Dormir com maquilhagem

À noite é quando as células se rejuvenescem. Se estiver a usar maquilhagem enquantodorme, a sua pele não consegue obter o oxigénio necessário. Quando a pele é sufocada, a criação natural de colagénio fica comprometida. Para além disso, entope os poros e serve como alimento às bactérias, o que pode fazer com que os poros fiquem mais visíveis e surjam borbulhas. Se não limpar a sua face à noite, não está a fazer nada ao usar hidratantes ou tratamentos para borbulhas.

5. Evitar o dermatologista

Fazer um exame completo à pele pelo menos 1 vez por ano é essencial para a saúde em geral e para ajudar na prevenção de problemas futuros como o cancro da pele. Existem muitas áreas no corpo mais escondidas que nem sempre se pensam observar no dia-a-dia. É muito importante que explique ao dermatologista porque, e como é que ganhou algum sinal. Se notar que existe algum sinal ou mancha com ar suspeito não espere até ao próximo exame, vá ao seu dermatologista de imediato. Existe um largo número de problemas que pode ser detetado na hora pelo dermatologista.

6. Stressar

Quando o corpo stressa, liberta uma hormona chamada cortisol. Esta hormona causa inúmeros problemas: rouba o sangue necessário à pele, eleva o nível de açúcar no sangue, o que pode fazer com que as células funcionem anormalmente, podendo entre vários sintomas afetar as glândulas sebáceas. Por isso, quando stressa a pele está mais vulnerável às erosões sendo provável que fique baça e pálida. Deve encontrar na sua vida um redutor de stress, seja o que for: normalmente o exercício físico, yoga, meditação, ou dar um passeio de 30 minutos costumam ajudar muito.

7. Não dormir

Não há forma de ter uma pele com bom aspeto se não dormir o suficiente. Embora ainda não se consiga explicar grande parte dos processos bioquímicos que acontecem durante o sono, seja o que for que se passa, é crítico para passarmos o dia seguinte com bom aspeto. Quando o corpo luta para se manter acordado, os músculos relaxam, e a flacidez é mais notória, a pressão sanguínea baixa, diminuindo a cor da pele, e está mais propensa ao inchaço devido à má circulação sanguínea. Por isso é que deve dormir 8 horas por noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário