terça-feira, 26 de março de 2013

SÍNDROME WARTENBERG

O QUE É?

      Síndrome Wartenberg é uma neuropatia de compressão do nervo radial. É conhecido como uma neurite do nervo radial mais frequentemente associada com inflamação do músculo extensor do polegar.

     A sua fisiopatologia é baseada na compressão isolada do ramo sensitivo superficial do nervo radial no antebraço distal. O ramo superficial do nervo radial é altamente vulnerável à irritação, trauma e compressão devido à sua localização anatômica. Lipomas, fibrolipomas intraneural e tecidos derivados podem causar compressão do nervo periférico do nervo adjacente levando aos sintomas da neurite do nervo radial ou síndrome Wartenberg.


 CAUSA

     A síndrome Wartenberg é causada por vários fatores, a maioria deles por lesão mecânica, sequelas, ou por trabalho manual repetitivo, como o uso de chaves de fenda, martelos, etc. e geralmente associado a um estado anterior de fechamento neural, estreitando a passagem congênita ou adquirida do nervo radial (tensão miofascial anormal nesse nível).

     O uso de luvas, braceletes ou pulseiras apertadas pode causar parestesias no local, assim como, pressão mantida na zona distal radial, no caso de períodos longos de prisioneiros algemados. Também pode ser causado por lesões prévias no punho, entorses ou luxações especialmente graves e pós-fratura de compressão de Colles. Outras causas incluem trauma direto ou fraturas após, variantes anatômicas, diabetes ou exposição repetida ao frio severo.


 DIAGNÓSTICO

    O diagnóstico diferencial da imagem deve ser clara e abordar a estrutura específica, ligeiramente modificada, incluindo o polegar, na palma da mão e determinar se a disfunção neural está presente através da diferenciação estrutural. Uma boa história e exame físico são as bases do diagnóstico. Eles fornecem informações sobre o desenvolvimento de sinais e sintomas, localização e as características da dor, e possíveis complicações, que podem avaliar a presença de massas ou deformidades que podem ser a etiologia.


 QUADRO CLÍNICO

     A sindrome de Wartenberg é caracterizada por dor no punho, na borda radial proximal à prega dorsal e processo estilóide radial, dor que aumenta com o movimento de extensão e desvios laterais dos movimentos do punho, supinação e desvio ulnar produzindo dor irradiada. E também apresenta parestesia no dorso da mão.


 TRATAMENTO

    O tratamento conservador alcança um resultado 71% ótimo e bom. Entre os tratamentos conservadores estão: tratamentos com talas, mudanças na atividade de trabalho, anti-inflamatórios, infiltração local de corticosteróides ou iontoforese (introdução de moléculas ou átomos com carga elétrica [íon] em tecidos utilizando um campo elétrico).


     Fisioterapia

    Tratamento cirúrgico em casos em que há grave compressão e/ou crônica, se a dor persistir. O tratamento cirúrgico é baseado principalmente na exploração e descompressão do nervo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário