segunda-feira, 25 de março de 2013

Medicina Tradicional Chinesa




A Medicina Tradicional Chinesa ou MTC é um sistema médico desenvolvido e praticado na China há centenas de anos. As referências mais antigas da literatura datam da dinastia Han, século II  a.C.. A teoria da Medicina Chinesa afirma que existem condutos no nosso corpo, chamados meridianos, por onde circulam uma influência sutil denominada Qi. Esta influência Qi, na visão chinesa, é a base das funções fisiológicas e psicológicas do ser humano e quando a sua circulação normal sofre um bloqueio ou obstrução ocorrem as desarmonias nos órgãos internos, podendo gerar quadros de excesso ou deficiência desta influência sutil.
A MTC, modernamente, é dividida em 5 especialidades principais que promovem o equilíbrio do Qi e melhoram a sua circulação nos meridianos:
  • Acupuntura; tratamento através das agulhas inseridas nos pontos dos meridianos
  • Tui Na; massoterapia chinesa que utiliza técnicas de massagem e manipulação
  • Fitoterapia; tratamento com plantas medicinais
  • Qi Gong; exercícios terapêuticos chineses
  • Dietoterapia; especialidade que trata os desequilíbrios através dos alimentos
O objetivo destas especialidades não é apenas tratar as doenças mas principalmente prevenir e promover a saúde. Como disse o Imperador Amarelo: “ esperar ficar doente para procurar o médico é como esperar ter sede para começar a cavar o poço”

Nenhum comentário:

Postar um comentário